2442-8004 / 3153-1098 contato@clinicagerarvida.com.br

Criopreservação

A criopreservação é uma técnica utilizada mundialmente para o congelamento de embriões, óvulos e espermatozoides. O método de criopreservação denominado vitrificação tem sido associado a altos índices de gravidez.

Embriões excedentes podem ser criopreservados por um longo tempo. Existem relatos de gravidez com embriões congelados por 20 anos. Esta opção permite nova tentativa de gravidez  sem a necessidade de novo tratamento caso a gravidez não tenha acontecido; ou uma segunda gravidez caso o primeiro tratamento tenha tido sucesso; ou a doação de embriões.

Em alguns tratamentos de FIV, por razões médicas, como por exemplo o risco de hiperestímulo ovariano, todos os embriões são congelados e transferidos para o útero materno em um ciclo posterior.

A opção de criopreservação de óvulos tem se tornado frequente nos dias de hoje, possibilitando que as mulheres posterguem a maternidade sem diminuir sua chance de uma futura de gravidez.

Pacientes que serão submetidos a tratamento de câncer podem através desta técnica preservar sua fertilidade.  Homens e mulheres que receberão quimioterapia podem congelar espermatozóides e óvulos para uma possível futura gravidez.