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Muitos fatores do estilo de vida do casal, tanto nos homens como nas mulheres, têm sido rotineiramente associados à infertilidade e a um tempo mais longo para se obter uma gestação. Hábitos como tabagismo, consumo excessivo de álcool, drogas e ainda a obesidade, são impactantes para a fertilidade. Porém, são poucos os estudos que avaliam o impacto da dieta pre-concepcional na obtenção da gravidez.

Pesquisadores sugerem que a alta ingesta de frutas, vegetais, peixe e o baixo consumo de alimentos chamados fast foods, estão associados a um menor  tempo para se conseguir uma gestação e a um menor índice de infertilidade.  Alimentos anti-inflamatórios também são indicados para mulheres que estão tentando engravidar.

Comemorando o Dia do Nutricionista (31/08/2018), Tereza Bessa (especialista em nutrição humana – UFRJ) preparou  uma lista dos alimentos que podem ajudar.

Alimentos com maior ação anti-inflamatória:

Peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta), azeite de oliva extravirgem, linhaça, sementes de girassol, abóbora, gergelim, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia, pistache), chá verde, abacate, aveia, cúrcuma, curry, alecrim, sálvia, coentro, camomila, erva-doce e erva-cidreira, canela, gengibre, ameixa, amora, morango, açaí, acerola, goiaba, uva, maçã, melancia, tomate, cenoura, crucíferas (brócolis, couve-flor, acelga, repolho, alho e cebola.

Alimentos a serem inseridos na rotina diária:

Grãos integrais, vegetais, frutas, nozes, aves, peixe, carne, ovos, grãos de soja, aveia, amendoim, nozes, fígado de galinha, carne de peru, feijões, germe de trigo, leveduras, laranja, limão, goiaba, kiwi, acerola, morango, tomate, pimentão, cenoura, mamão, abóbora, batata doce, aspargos, ervilha, brócolis, espinafre e couve-flor.