2442-8004 / 3153-1098 contato@clinicagerarvida.com.br

Ovários

Problemas na ovulação são causas comuns de infertilidade, sendo responsáveis por 25% dos casos de infertilidade. A ovulação envolve a liberação de um óvulo maduro de um dos ovários. Após a ovulação, o ovário produz o hormônio progesterona que prepara o útero para a implantação do embrião. Em casos de ciclos menstruais normais, a ovulação deve acontecer. Ciclos com duração de 24 a 34 dias (do início de um período menstrual ao ciclo seguinte) são geralmente ovulatórios.

O médico solicita uma ultrassonografia transvaginal para acompanhar a ovulação. Este exame avalia a formação dos folículos, que são bolsas preenchidas de líquido localizadas sob a superfície do ovário que contem os óvulos imaturos.

Caso a ovulação não esteja ocorrendo, o infertileuta pode solicitar exames para investigar a razão e prescrever medicações para induzir a ovulação.

Algumas pacientes, mesmo jovens, apresentam má qualidade oocitária ou até falência ovariana. Pesquisas estão sendo feitas para identificar as causas e propor tratamentos mas fazer uso de banco de óvulos ou programa de ovodoação compartilhada ainda são as únicas alternativas.